sexta-feira, 3 de abril de 2009

"O gabinete do Dr. Caligari" por Luiz Marcos de Carvalho



Filme: O Gabinete do Dr. Caligari
Título original: Das kabinett des Dr. Caligari. Ano de produção: 1919 - Diretor: Robert Wiene
Roteiristas: Carl Mayer e Hans Jnowitz. Diretor de Produção: Rudolf Meinert. Elenco: Werner Kraus (Dr. Caligari), Conrad Veidt (Cesare), Friedrich Feher (Francis), Hans Heinz (Alan) e Lil Dagover (Jane).


1) Contexto histórico -
Em 1919, a Europa estava mergulhada em trevas, acabara de sair dos horrores da primeira guerra mundial. A Alemanha derrotada, além da devastação de seu território, sofreu a humilhação dos vencedores, obrigada a pagar pesadas indenizações, assinando o vergonhoso Tratado de Versailles. Vivia então, o pesadelo do pós guerra, a crise econômica e também a crise existencial e de valores, o desmoronamento completo da esperança na civilização.
O Expressionismo surge como uma forma de arte que visava exprimir essa angústia, essa desesperança com o mundo real, que se afigurava tenebroso, sombrio e distorcido. "Para a alma torturada da Alemanha de então, tais filmes repletos de evocações fúnebres, de uma atmosfera de pesadelo, pareciam o reflexo de sua imagem desfigurada e agiam como uma espécie de redenção espiritual”


2) O enredo
Resumidamente é o seguinte:
A primeira cena mostra dois homens, um jovem e um mais velho conversando num banco de um parque. O mais jovem começa a contar uma história fantástica ocorrida num vilarejo alemão. Segue-se então a imagem desse vilarejo onde vemos surgir um personagem bizarro, com uma capa negra, de passos vacilantes. É o Dr. Caligari. Ele se dirige até a prefeitura, a fim de obter autorização para realizar seu espetáculo na feira de variedades da vila. O seu número na feira consiste na apresentação das habilidades psíquicas de um sonâmbulo, chamado Cesare, que se veste com uma malha negra e que vive em estado de animação suspensa.

Nessa mesma noite ocorre o assassinato de um funcionário público da vila. No dia seguinte, dois jovens amigos, Francis e Alan, resolvem ir até a feira de variedades, à procura de diversão e acabam entrando na tenda para assistir a apresentação do Dr. Caligari. No palco, Cesare está numa espécie de caixão. Caligari então proclama os poderes de premonição do sonâmbulo. Então o jovem Alan lhe pergunta: “até quando vou viver”?, ao que o sonâmbulo imediatamente responde: “não passarás desta noite.” Os amigos deixam a feira preocupados e vão se encontrar com Jane que era cortejada por ambos. Acabam esquecendo a sinistra profecia, mas na hora prevista, Cesare invade a casa de Alan e o mata a facadas. Francis associa a morte do amigo com a ameaça feita pelo sonâmbulo e tenta convencer a polícia de suas suspeitas, sem contudo ser levado muito a sério pelas autoridades policiais. Nesse ínterim, o assassino do funcionário público é preso e confessa o crime, porém nega a autoria do assassínio de Alan, que a polícia queria também lhe atribuir.

À procura de Francis e de seu pai, Jane acaba entrando na tenda do Dr. Caligari. Aterrorizada com visão de Cesare ela foge em desabalada carreira. Mais tarde, porém, Cesare vai até a casa dela, encontra-a adormecida, e, no momento em que vai desferir-lhe o golpe mortal, hesita e acaba desistindo, extasiado que fica diante de sua beleza.


Nesse momento ela desperta e ao ver Cesare se apavora. Cesare então a agarra e a carrega através dos telhados recortados e tortuosos da vila. Perseguido, o sonâmbulo larga sua presa e na fuga, cai exausto num poço e morre. Caligari foge e Francis vai ao seu encalço. A perseguição conduz a um asilo de doentes mentais, onde perde a trilha. Indagando dos funcionários do asilo, se há algum paciente que corresponda a descrição que faz do Dr. Caligari, é informado, com surpresa, que não há paciente, mas que sua descrição corresponde à do diretor do asilo. Francis vai até o gabinete do diretor e verifica que se trata realmente da mesma pessoa. O jovem consegue convencer alguns médicos do asilo, que sua história é verdadeira e o grupo resolve então investigar os papéis de Caligari, descobrindo em suas anotações todo o seu plano maligno. Na manhã seguinte, Francis e o grupo de médicos apresentam o corpo do sonâmbulo ao Dr. Caligari, que fica furioso e ataca o grupo, sendo então dominado, colocado numa camisa de força e levado para uma cela.

Então o filme retorna para a cena de abertura, enquanto Francis termina de contar sua história para o velho, no banco, que então descobrimos está localizado nos jardins do asilo.

3) Observações finais
É sabido que a idéia inicial dos roteiristas era a de fazer uma crítica mais ou menos realista, do absurdo de qualquer autoridade social. No entanto, o produtor recusou tais idéias, por considerá-las perigosas e obrigou a que se fizessem alterações no roteiro. No entanto as alterações acabaram, por vias transversas, contribuindo decisivamente para a fantasmagoria expressionista que emana da fita.

E, penso que também a crítica à autoridade social ficou ainda mais forte, embora mais sutil, do que se fosse feita por meio de uma acusação mais ideológica. A meu ver, o sonâmbulo representa a sociedade civil, em particular a da Europa, que se deixa dominar pelas autoridades, representadas pelo Dr. Caligari e, executa , sob seu mando, toda a sorte de atrocidades, como as que ocorrem em uma guerra das proporções das guerras mundiais, permitindo que seus jovens sejam imolados nos campos de batalha. A mensagem clara, embora implícita é a de que a sociedade precisa despertar de seu sonambulismo e se rebelar contra sua manipulação pelas autoridades, a qual conduz invariavelmente às guerras e a seus efeitos catastróficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário