domingo, 17 de abril de 2011

"O Gabinete de Dr. Caligari", por Cássia Maria Lira Rodrigues


Um dos primeiros filmes do Expressionismo alemão e considerados um dos melhores na categoria terror, O Gabinete do Dr. Caligari conta a história de um velho louco que vai morar numa cidade em que apresenta um espetáculo de hipnose num parque de diversões, hipnotizando um jovem chamado Ceasare, que vem a se tornar um assassino, ao ser hipnotizado faz revelações sobre o futuro, revelando então o tempo curto de vida de um jovem presente na apresentação, devido a essas revelações e a acontecimentos estranhos quem veem ocorrendo na cidade um jovem decide investigar as ações do Dr. Caligari e de seu sonâmbulo, ao fim de tal investigação o jovem descobri que o Dr. Caligari é diretor de um hospício que usa técnicas de hipnose em seus pacientes. O filme, porém possuiu duas versões para o final a do roteiro original no qual o velho é tido como um louco por executar tais ações, acabando numa camisa de força e uma do roteiro modificado por uma moldura cinematográfica colocada pelos produtores, onde toda a história não passa de um delírio do investigador que acaba num hospício dirigido pelo Dr. Caligari que na realidade é totalmente lúcido.

O filme além de ter uma historia interessante e que na versão original pode ser vista como uma crítica à figura das autoridades alemãs, representadas no personagem do “Caligari louco”, cuja imposição sobre a sociedade, representada pelo jovem sonâmbulo, tem como objetivo conduzir a atitudes impensadas e de consequências trágicas. A versão alterada exclui essa crítica ao reverter à situação, mostrando um “Caligari lúcido” que exerce suas funções de maneira coerente, e um “jovem alucinado” que criou uma situação irreal sobre o diretor do hospício e seu paciente.
A noção de autoridade ora criticada, ora exaltada é característica do conturbado período entre guerras.

Além disso, o filme ainda conta com recursos de luz e abusa do contraste entre o preto e branco das maquiagens que acentua a expressão facial dos personagens e possui um cenário maravilhoso e visivelmente teatral que nos transporta pra um universo louco e desfigurado de casas retorcidas e ruas tortuosas que remete ao sobrenatural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário