domingo, 17 de abril de 2011

Cinema Soviético, por Iany Thaysa de Morais Oliveira,


Um dos mais importantes na história desse meio, o cinema soviético teve como pioneiros Serguei Eisenstein e Dziga Vertov, que fizeram da revolução uma das suas principais fontes de inspiração, revolucionando assim o cinema não só no que diz respeito ao conteúdo, mas também em seu aspecto formal. Sugerindo e definindo padrões que influenciaram outros realizadores pelo mundo.

Após a revolução de 1917 o governo bolchevique passou a incentivar e apoiar produções cinematográficas por considerá-las obras estratégicas para propagandas ideológicas. Dessa forma obras que exaltassem o heroísmo do povo russo eram amplamente estimuladas e divulgadas pelo Estado.

São dessa época as obras-primas de Eisenstein: "Encouraçado Potemkin", "Outubro", e "A Greve". Mais tarde, Eisenstein ainda realizaria "Alexandre Nevski" e faria parte da trilogia "Ivan, o Terrível" e de "Que Viva México!", ambos, inacabados.

A revolução social iniciou também uma grande transformação na cultura russa de modo geral, que fez com que as artes tomassem o papel de vanguarda. Tomando como base o cinema, tal transformação despertou um olhar crítico no expectador, o ofereceu uma visão de luta de classes, o fez sentir parte daquele contexto.

É claro que não só obras de caráter bolchevique foram produzidas, com a derrocada do regime soviético cineastas tidos reacionários como Nikita Mikhalkov ganharam espaço, com produções críticas ao regime, como "Olhos Negros", "Anna dos 6 aos 18" e "O Sol Enganador".

É fascinante a pluralidade do cinema, tanto serve para entretenimento quando para propagandear idéias, fazer pensar, tornar o expectador um ser crítico e consciente. Este era um dos principais fundamentos do Cinema Soviético e permanece até hoje, mesmo noventa e quatro anos após a revolução, e não se limitando apenas a URSS.
Embora algumas produções sofressem ‘censura’ da parte do governo bolchevique era perceptível a necessidade que os cineastas da época tinham de extravasar, de colocar pra fora suas idéias e expor seu ponto de vista social em seus filmes.

Uma das principais contribuições do Cinema Soviético para a cinematografia em geral foi a de uma nova forma de fazer cinema, deixando de lado o aspecto puramente ficcional e tomando um caráter ideológico. Um sentimento de liberdade jamais visto no cinema outrora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário