domingo, 17 de abril de 2011

"O Gabinete de Dr. Caligari", por Thierry da Silva Fernandes


O gabinete do Dr. Caligari narra a historia de uma pequena cidade que recebe a visita de uma feira, dentre as apresentações contidas na feira existe a do Dr. Caligari, que apresenta um número em que um sonâmbulo comandado por ele realiza premunições. Mas logo após a chegada da feira com a apresentação do Dr. Caligari uma série de assassinatos começam a ocorrer na cidade e um dos moradores começa a suspeitar do envolvimento do Dr. Caligari e seu sonâmbulo nos homicídios. O gabinete do Dr. Caligari é um dos filmes com maior representatividade desta época. Sua narrativa é bastante interessante e faz com que os espectadores anseiem por cada parte seguinte, cheio de mistérios e suspeitas, o filme nos faz refletir na historia e tentar desvendar os enigmas.

Mas o que chama atenção no filme é sua cenografia, o ambiente lúdico e misterioso captura nossos olhos. Cheios de traços e figuras deformadas caracteriza bem o expressionismo que aposta na fuga do real, do lugar comum, e cria um imaginário em nossas mentes. Com base no movimento expressionista os cenários refletem bem os conflitos humanos e perturbações vividas pelos personagens, e apesar da película preta e branca, as misturas de cores de tons variados transpassam a inconstância dos conflitos. Há também momentos em que os cenários são bem maiores que as personagens, dando-me a idéia de que o meio em que as personagens vivem é mais influente nos seus dramas que os próprios conflitos da personagem. Uma das características que chama a atenção são as linhas diagonais que estão muito presentes no filme, ao invés de paredes e tetos, verticais e horizontais, vemos prédios inclinados que em certos momentos parecem estar caindo.

A maquiagem do filme também aposta na força trazida pelo expressionismo, com traços bem marcados e de tons escuros. Que nos presenteia com uma das cenas mais belas do filme, o despertar do sonâmbulo, com olhos bem marcados o abrir de pálpebras dele cria uma expectativa enorme sobre algo que poderia passar despercebido ao espectador.
As interpretações são o complemento da magia visual do filme, viscerais e extravagantes elas completam a imagem de maneira harmoniosa e contribuem para o suspense gerado pela narrativa. Os olhos abertos, as mãos nervosas, o corpo retraído dizem a que o filme se destina. Sem falar no subjetivismo da sua história, que consegue completar algo que já parecia tão bom em excelente.

Assistir a O gabinete do Dr. Caligari é fundamental para entender a história do cinema. Ele nos mostra a variedade de possibilidades que esta ferramenta pode proporcionar e o mundo que existe dentro dela. E o expressionismo foi um movimento que demonstrou bastante esse poder de criação ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário