domingo, 17 de abril de 2011

"Fausto", por Marco Aurélio Leal







Baseado na famosa peça de Goethe, Fausto, do diretor alemão F. W. Murnau, se inicia com a épica batalha entre o bem e o mal. O arcanjo impede o demônio de seguir para assolar o mal na terra. O diabo propõe ao arcanjo uma aposta: Caso ele consiga destruir o que há de divino em Fausto a terra seria sua, o arcanjo aceita.

Do momento em que o demônio abre suas negras asas sobre a cidade e lança a peste sobre a cidade, Fausto tenta incansavelmente encontrar uma cura para a mesma. A incapacidade do homem de vencer a doença faz com que o personagem-título rogue a Deus que o ajude.( Ideia que já havia sido utilizada em um filme anterior do mesmo diretor, Assim como em “Nosferatu” a peste é mostrada como uma praga trazida pela figura maligna para ajudar no seu intento)

Sem obter a ajuda divina pela qual clamava, fausto se revolta, o que da brecha para o Demônio (Intitulado Mefisto) iniciar a tentação. Uma vez que Fausto o Convoca ele oferece o poder de curar a população, entretanto seria um acordo temporário, de apenas um dia. Acordo feito, fausto começa a curar os doentes, mas ao ser incapaz de se aproximar de uma moça com um crucifixo, passa a ser acusado de pacto com o diabo, ele é apedrejado pela população. Fugindo para sua casa tenta se matar, sendo impedido pelo demônio, ao olhar o veneno começa a ser tentado pela juventude.

Uma vez que ele pede a Mefisto para ser jovem ele o faz em seguida, logo após isso, outra tentação, dessa vez uma mulher. Fausto pede para ser levado ao seu encontro e chegando lá ele a sequestra e foge, mas seu tempo de trato com o demônio está para se acabar. Mefisto o ameaça a trazer sua velhice de volta e corrompido pelo poder e pela juventude aceita um trato no qual o demônio servirá a ele em troca de sua alma.

Depois de ter provado os prazeres da vida que Mefisto podia lhe oferecer, Fausto se sente incompleto, por mais coisas que o demônio lhe ofereça ele permanece sem ação. Ele entretanto se sente tentado quando Mefisto lhe mostra a sua cidade. Indo para lá ele conhece uma moça chamada Gretchen, fica obcecado por ela desde o principio, o demônio tenta alerta-lo de que ela não é uma moça para ele, ele entretanto insiste e pede que Mefisto o leve até ela e a corrompa.


Conseguindo o seu intuito, o diabo começa a trair Fausto com armadilhas, Como contar para o irmão da moça que Fausto está no quarto dela, fato que culmina com a morte do irmão de Gretchen, assassinado pelo demônio, mas a culpa cai para Fausto. Gretchen é amaldiçoada pela população como prostituta.

Fausto realmente se apaixonou pela garota que passa por sofrimentos com um filho que teve dele. Numa noite fria ela pede para que alguém ajude seu filho que está doente e nenhuma pessoa da cidade a ajuda. A criança acaba morrendo e Gretchen é acusada de assassinar o próprio filho, nesse momento ela clama por Fausto que escuta e pede para ser levado ao seu encontro.

Ao ver sua amada indo para a fogueira, se desespera e amaldiçoa ter desejado a juventude, escutando isso Mefisto se aproveita desse fato para transformar Fausto mais uma vez em velho. Ele corre para a fogueira onde Gretchen está, os dois morrem queimados, fazendo com que o diabo aparentemente consiga seu intento. Indo cobrar a aposta ao arcanjo ele lhe diz que por Fausto ter morrido por amor, ele conseguiu quebrar o pacto.

Assim como “O Gabinete do Dr. Caligari” e “Nosferatu”, “Fausto” é um grande marco no cinema expressionista alemão que influenciou o cinema que se seguiu em diversos aspectos com seu jogo de claro e escuro e não apenas isso, mas também aos recursos tecnológicos como uma iluminação superior, efeitos de fumaça, entre outros. Último filme de Murnau na Alemanha antes que ele partisse para Hollywood a convite da Fox.

Nenhum comentário:

Postar um comentário